Content

Professor

1- Enviei minha FPA mas o coordenador disse que não recebeu, o que fazer?

Resposta: Verifique se o campo "Área" foi selecionado corretamente, pois a FPA é encaminhada ao coordenador da área escolhida pelo docente e ao presidente da CAAD da área escolhida. Esta deve ser a área principal do qual o docente atua.

2- Como é feito o gerenciamento de FPA/PIT/RIT e demais documentos da resolução 112?

Resposta: Por meio do menu Professor / Atribuição, o professor pode lançar os dados da FPA, PIT e RIT. Clicando no botão "Enviar" o documento é enviado ao coordenador e ao presidente da CAAD, que valida o documento ou solicita correções. O GED tem a possibilidade de acompanhar a entrega dos documentos e visualizar todo o fluxo.

3- Como funciona a tela de troca de aulas e reposições que o professor tem acesso?

Resposta: Ela permite a substituição do memorando, quando acordado dentro do campus. Possibilita que o professor especifique os motivos de trocas de aulas e já faça a indicação de um docente que irá realizar a aula em seu lugar. Essa informação é enviada ao professor substituto para que este confirme o evento e, após, ao coordenador que, ao liberar, oficializa a troca ou reposição das aulas, inclusive avisando os alunos.

4- É possível criar uma avaliação substitutiva?

Resposta: Basta que o professor crie uma avaliação do tipo 'recuperação' e que configure-a como 'substitui a menor nota'

5- Como funciona o módulo de planos de aula?

Resposta: Essa funcionalidade do WebDiario permite ao professor criar o seu plano de aulas para as atribuições a que foi designado, ou seja, as disciplinas em que irá lecionar. Graças a esse recurso, o campus pode economizar com impressão dos planos, pois eles estarão sempre disponíveis por meio do sistema. Após digitar o plano, o professor envia, via sistema, para o coordenador, que efetua a verificação e encaminha para o GED ou retorna ao professor para correção. As aulas lançadas no plano de aula podem ser utilizadas pelo professor para lançar as aulas diárias na chamada.

6- É possível efetuar alterações no plano de aula após o envio?

Resposta: Sim, mas somente após a liberação pelo coordenador do curso.

7- Fechei o diário com erros, como faço para alterá-lo?

Resposta: Na tela da disciplina, na tela inicial da disciplina ou no menu Avaliações, clique no cadeado para solicitar a liberação do diário à secretaria. Após as notas serem exportadas, somente a secretaria pode liberar o relançamento, pois é necessário liberar a alteração de notas no Nambei. O coordenador só consegue liberar prazos de lançamentos de aulas/avaliações em diários que não estão fechados, pelo menu secretaria > prazos > diarios.

8- Não consigo preencher a PIT, como devo proceder?

Resposta: A PIT somente será liberada para preenchimento após o envio da FPA e aprovação pelo coordenador.

9- Não consigo preencher a RIT, como devo proceder?

Resposta: A RIT somente será liberada para preenchimento após o envio da PIT e aprovação pelo coordenador.

10- O ponto extra é contabilizado na fórmula?
Resposta: Não. O ponto extra é contabilizado na média final.

11- Já exportei as notas e agora preciso alterar a nota de um aluno. O que fazer?
Resposta:

Para cursos integrados (1º a 3º bimestre):

1) A CRE libera o diario do professor (docente recebe e-mail de confirmação) e libera alteração de média bimestral no Nambei;
2) Professor lança as notas, clica no botão roxo e fecha o diário manualmente clicando no "clique aqui" da tela inicial da disciplina.

Para cursos modulares e integrados (4º bimestre):

Se os demais professores ainda não tiverem exportado as notas:
1) A CRE libera o diario do professor (docente recebe e-mail de confirmação) e libera alteração de média no Nambei.
2) O professor clica no botão roxo para exportar as notas;
3) O professor aguarda que os demais docentes da turma exportem as notas e o Roda seja executado. Receberá um e-mail quando isso acontecer.

Se todos os professores já tiverem exportado as notas:
1) A CRE libera o diario do professor (docente recebe e-mail de confirmação) e libera alteração de média e Reavaliação no Nambei.
2) O professor exclui a Reavaliação (se existir) e clica no botão roxo para enviar somente as notas normais (média);
3) O rodaweb é executado automaticamente, caso todos os professores tenham exportado notas;
4) Professor recebe a informação que há ou não alunos em recuperação e cria uma Reavaliação, onde irá aparecer a lista dos alunos em recuperação;
5) Professor lança as notas, clica no botão roxo e fecha o diário manualmente clicando no "clique aqui" da tela inicial da disciplina.

12- A média está sendo apresentada com dízima para meus alunos, isso é normal?
Resposta: dependendo da forma de cálculo selecionada pelo professor isso poderá ocorrer, entretanto, quando o professor for exportar as notas para encerrar o período letivo, vai surgir uma tela onde ele irá digitar o arredondamento das notas manualmente. O recurso de arredondamento automático que existia anteriormente foi retirado a pedido da PRE, pois, o professor deve ter a liberdade de decidir o método de arredondamento aplicado para cada aluno/turma.

13- Após exportar as notas é possível ainda lançar aulas e frequências?
Resposta: Não, a exportação de notas deve ocorrer no último dia letivo para que também sejam exportadas as frequências, visto que, para calcular a aprovação/reprovação do aluno é necessário fornecer a média e a frequência do mesmo.

14- Ao clicar no botão roxo recebi a seguinte mensagem: "ERRO AO EXPORTAR NOTAS, AVISE O ADMINISTRADOR: Could not commit Hibernate transaction; nested exception is org.hibernate.TransactionException: Unable to commit against JDBC Connection".
Resposta: Este erro pode acontecer quando há problema de conectividade com o WebService. Basta tentar novamente após alguns minutos.

15- Quais são os procedimentos para fechamento do ano letivo?
Resposta:

Curso técnico integrado (1º a 3º bimestre):
1) Professor lança as notas/faltas e clica no botão roxo para exportar as notas para o Nambei. Caso haja problemas de arredondamento, o sistema irá solicitar o ajuste das médias e em seguida exportará;
2) Se a exportação ocorreu corretamente, aparecerá a informação de que o professor pode fechar o diário.

Curso técnico integrado (4º bimestre):
1) Professor lança as notas/faltas e clica no botão roxo para exportar as notas do 4º bimestre para o Nambei. Antes de exportar, o professor ainda pode criar avaliação do tipo Recuperação, para o bimestre atual. Caso haja problemas de arredondamento, o sistema irá solicitar o ajuste das médias e em seguida exportará;
2) Será apresentada a lista dos docentes da turma, informando os que já exportaram notas e os que ainda precisam fazer;
3) O professor aguarda para receber, por e-mail, a informação quando o Roda for executado, informando também se há alunos em situação de Reavaliação;
4) Quando receber a confirmação de que o Roda foi executado, o professor acessa o sistema, cria uma avaliação do tipo "Reavaliação" e lança as notas, clicando no botão roxo para exportar para o Nambei;
5) Se a exportação ocorreu corretamente, aparecerá a informação de que o professor pode fechar o diário.

Curso técnico modular:
1) Professor lança as notas/faltas e clica no botão roxo para exportar as notas para o Nambei. Caso haja problemas de arredondamento, o sistema irá solicitar o ajuste das médias e em seguida exportará;
2) Será apresentada a lista dos docentes da turma, informando os que já exportaram notas e os que ainda precisam fazer;
3) O professor aguarda para receber, por e-mail, a informação quando o Roda for executado, informando também se há alunos em situação de Reavaliação;
4) Quando receber a confirmação de que o Roda foi executado, o professor acessa o sistema, cria uma avaliação do tipo "Reavaliação" e lança as notas, clicando no botão roxo para exportar para o Nambei;
5) Se a exportação ocorreu corretamente, aparecerá a informação de que o professor pode fechar o diário.

Obs: O arredondamento da média, que antes era feita automaticamente, agora necessita que o professor faça manualmente. Se isso for necessário, o sistema irá solicitar, em uma tela antes da exportação, que seja feito o ajuste.

16- Não estou conseguindo cadastrar uma avaliação, pois o campo "tipo" não apresenta nenhuma opção.

Resposta:
Se o método de cálculo escolhido for "Peso" o valor máximo para todas as avaliações é 1, então, para uma avaliação valendo 1 ponto, o peso deve ser 0.1; para uma avaliação valendo 5 pontos, o peso deve ser 0.5 etc. Favor verificar se os pesos foram lançados corretamente.

17- Recebi a seguinte mensagem ao exportar as notas: ERRO AO EXPORTAR NOTAS, AVISE O ADMINISTRADOR: Nota não pode ser alterada pois já está fechada.

Resposta:
Neste caso, como informado na mensagem, é necessário liberação de notas no Nambei pela secretaria.

18-Recebi a seguinte mensagem ao exportar as notas: ERRO AO EXPORTAR NOTAS, AVISE O ADMINISTRADOR: Nota não foi gerada (necessário gerar notas no sistema Nambei ou verifique a turma e o bimestre).

Resposta: Há problemas no cadastro de alunos no sistema. Entre em contato com a secretaria.

19- Ao revisar as aulas lançadas observei que a quantidade de aulas inserida está incorreta. É possível alterar a quantidade de aulas?

Resposta: Após a inserção da aula não é possível alterar a quantidade de aulas. Para esta ação é necessário excluir e lançar novamente, com as respectivas informações.

20- Não há como lançar planos de ensino no sistema?

Resposta: Os planos de ensino não são mais lançados pelo sistema, devendo-se utilizar os planos disponíveis no PPC do curso.

21- Como faço para que eu ou outro servidor tenhamos acesso ao sistema?

Resposta:
O administrador do webdiario no campus deve efetuar o cadastro em secretaria > pessoas. Os professores e alunos são importados diretamente do Nambei com o prontuário como usuario e senha, os demais usuários (direção, sociopedagógico, CRA, CAE) precisam ser cadastrados manualmente. Favor entrar em contato com a CTI.

Desbloqueado.png (2 kB) Ricardo Takazu Hatae, 18/08/2015 13:25