Content

Instituição - perfil Direção

Este módulo, acessível pelo menu ADMIN > Instituição permite o cadastro da identificação do campus do IFSP que está utilizando o sistema, as atribuições dos perfis de usuários que terão acesso, as datas limites do docente para alteração do diário e inserção de registros de aulas após a data real da mesma e definição de link externo (opcional) para recuperação de senha de acesso para todos os usuários que possuam acesso ao sistema.

Na aba Local, os dados inseridos e salvos nos campos Nome e Cidade tem a finalidade de identificar o nome do campus do IFSP e a cidade onde este campus está localizado.

Esta informação também serve para identificar de qual campus pertence a instância do Web Diário utilizado pelo usuário logado no sistema.

Na aba Papéis, os tipos dos usuários do Web Diário identificados na coluna à esquerda de sua tela, podem ter os seus papéis (acesso a funcionalidades) configurados de acordo com o valor que for selecionado na coluna à direita, conforme mostrado na figura abaixo.

Na aba Limites, através do valor numérico informado no campo Quantidade de dias, é configurado o limite de dias para alteração do diário após data fim da atribuição ou inserção de aula após a data real da aula.

Definir a quantidade de dias não implica na liberação automática após vencimento do prazo. É necessário liberar o diário para alteração no menu "Prazos" e informar o motivo da liberação.

Na aba Configurações, as seguintes funcionalidades são configuradas:

- Digita Notas: o cadastro da sigla informado nesta seção permite ao Web Diário exportar para o sistema DigitaNotas as notas finalizadas pelos diários;

- Senha: estabelece um limite de dias para expiração de uma senha criada por todos os usuários cadastrados no Web Diário;

- Link Externo para Recuperação de Senha: ao ser informado um link externo no campo correspondente desta seção, quando o usuário clicar em "Recuperar Senha" na tela inicial, será redirecionado para o link informado.

- Recuperação de senha: a configuração dos campos desta seção permitem que as mensagens enviadas pelo sistema Web Diário não sejam identificadas como SPAM pelo servidor de e-mails utilizado pelo usuário que acessa o Web Diário com acesso a esse privilégio de configuração e é recomendado que a opção SMTP Auth esteja ticado para que o cliente do servidor SMTP se identifique como autenticado.

As mensagens enviadas pelo Web Diário por meio da ativação desta configuração abrange as seguintes funcionalidades:

- Liberação de Diários aos professores por meio do Coordenador do Curso: o professor solicitante receberá uma notificação automática enviado pelo Web Diário junto ao seu e-mail cadastrado no sistema quando a liberação ocorrer;
- Lançamento do Plano de Aulas pelo docente: uma vez enviado o Plano de Aulas pelo professor, o Coordenador do curso receberá uma notificação automática enviada pelo sistema confirmando o envio do Plano de Aula de cada professor deste curso junto ao seu e-mail cadastrado no Web Diário;
- O Administrador do Sistema também será notificado, via mensagem automática, caso ocorra perda de conexão do Web Diário junto aos servidores da reitoria do IFSP para tráfego de dados pela conexão VPN.

A configuração destes campos deverão ser os mesmos da figura abaixo:

Cada Campus possui o seu respectivo e-mail a ser informado no campo Conta de E-mail, de acordo com a tabela disponibilizada na figura abaixo.

Para a troca de senha desses e-mails, deve-se seguir os seguintes passos:

1º - Acessar o link de recuperação de senha e inserir o respectivo usuário, informado na tabela 'E-mails do WebDiário'. (https://servicos.ifsp.edu.br/senha/senha.php).
Cada conta tem o seu e-mail secundário de acordo com o administrador do WebDiário no câmpus, que foi informado através de contato telefônico e/ou e-mail.

2º - Finalizar o processo de recuperação de senha de acordo com os passos informados no e-mail recebido.

- Envio e validação de fotos: nesta seção é possível a habilitação da funcionalidade de edição da foto de identificação do usuário Aluno e a funcionalidade de validação da foto enviada pelo aluno para sua identificação no Web Diário.

Na aba LDAP, ao se ticar na opção identificada como Ativar LDAP para autenticação:, o Web Diário vai cadastrar automaticamente no LDAP os usuários do Banco de Dados.

Ao se ticar na opção LDAP CHANGE PASSWORD, é habilitado a opção de se permitir que senhas alteradas no Web Diário sejam replicadas no LDAP.

Neste caso é necessária uma conexão SSL e que os certificados estejam instalados corretamente.

Ao se ticar na opção Ativar sincronização via LDAP, o sistema vai cadastrar automaticamente no LDAP os usuários do Banco de Dados. Unidades Organizacionais serão criadas automaticamente de acordo com os Tipos cadastrados, cada UO criada irá comportar seus usuários assim como acontece no sistema.

O campo identificado como Stone sgauth deve ser preenchido com o nome de um user ou grupo cadastrado que permite a integração com um LDAP externo, caso o Campus que utilize o Web Diário faça uso do Firewall Stonegate em sua rede. Este campo deverá ser deixado em branco caso o Firewall Stonegate não esteja sendo utilizado.

O Web Diário possui a funcionalidade de envio de mensagem ao e-mail cadastrado no sistema para os usuários que possuem o perfil de administrador, caso ocorra a perda de conexão da VPN entre o Campus que utiliza o sistema e a rede da reitoria do IFSP.

Deve-se clicar no botão Salvar para que a configuração feita na aba LDAP seja aplicada no Web Diário.


Página Inicial do Manual
Página Inicial do Manual Perfil Direção
Tópico Anterior
Próximo Tópico