Content

Cadastrar Nova Avaliação

Acessado a opção Avaliações, para cadastrar uma nova avaliação clique no botão Cadastrar Nova Avaliação .

Antes de se cadastrar uma nova avaliação, é necessário definir como será realizado o método de cálculo das avaliações.

Existem quatro tipos de cálculos da nota final do aluno: Soma, Média, Peso e Fórmula.

Avaliação do tipo Soma: Ao se selecionar esta opção, quando do cadastramento de uma Nova Avaliação, o Web Diário limitará o valor máximo atribuído a esta nova avaliação ao valor 10, no exemplo mostrado na figura, a nova avaliação ficará com a nota máxima 5.

Ainda neste exemplo, será permitido a criação de no mínimo mais uma Nova Avaliação com valor máximo 5.

Com isso, neste caso, ao se lançar as notas para esta nova avaliação, o valor máximo admitido será 5.

Nesta situação, caso o docente clique no botão Cadastrar Nova Avaliação, o Web Diário permitirá apenas a criação de uma nova avaliação do tipo Instrumento Final de Avaliação, conforme mostrado na figura.

O Instrumento Final de Avaliação só poderá ser aplicada para os alunos que ficaram em recuperação, após executado o Roda.

Avaliação do tipo Média: Este tipo de método de cálculo realiza a média aritmética de todas as Avaliações cadastradas pelo docente no Web Diário.

As informações para cadastro de uma nova Avaliação do tipo Média serão as mesmas mostradas na figura abaixo.

A regra de arredondamento da média obtida pelo aluno de todas as avaliações será a mesma vigente, definida pelo PRE-DAA.

Avaliação do tipo Peso: Este método de cálculo permite a obtenção da nota do aluno através de atribuição de diferentes pesos às avaliações cadastradas pelo professor, e em seguida, realizado a somatória das médias obtidas pelo aluno dessas avaliações.

O somatório dos pesos das avaliações resultará no valor 1, para cada nota lançada nessas avaliações, essas serão multiplicadas pelo peso atribuído a essa avaliação, por exemplo, caso o aluno obtenha a nota máxima de uma avaliação (10), e o peso da avaliação seja 0,50, sua nota para essa avaliação será 5.

Os campos de preenchimento das novas avaliações cadastradas por esse método de cálculo escolhido será semelhante ao da figura abaixo.

Avaliação do tipo Fórmula: Para a utilização de uma fórmula para o cálculo da média das notas finais dos alunos, devem ser observadas as seguintes regras:

1. Exemplo: ($A1+$A2)/2 --> onde A1 é a sigla da avaliação precedida de $
2. Nas multiplicações, utilizar somente 1 fração decimal. Exemplo: ($A1+$A2)*0.2
3. Para maior precisão utilizar conforme exemplo: ($A1+$A2)*(25/100)
4. Utilizar somente Avaliações e Pontos Extras na fórmula.

A tela para cadastro da fórmula neste tipo de cálculo de média é igual ao apresentado na figura abaixo.

O Web Diário realiza a validação da fórmula cadastrada pelo professor nesta etapa, caso haja alguma inconsistência na fórmula criada no seu respectivo campo, o sistema exibirá uma mensagem de que Há erros na fórmula semelhante a figura abaixo:

Depois de definida a fórmula a ser utilizada para o cálculo da média, deve-se pressionar o botão Salvar fórmula e deve ser observado que o campo contendo a sigla que representará cada nova Avaliação cadastrada deverá ser exatamente a mesma representada na fórmula, com exceção do símbolo de cifrão ($) utilizado nela.

Envio de notas ao Digita Notas

Após finalizado o lançamento de notas de todas as disciplinas, o professor deverá clicar no botão correspondente à exportação de notas ao sistema Digita Notas, identificado na figura abaixo:

Para os cursos técnicos modulares e integrados, a execução do Roda só ocorrerá após todos os professores que ministram aula em alguma disciplina para a mesma turma também lançarem as suas notas.

O Web Diário disponibiliza a informação com a relação dos professores que já lançaram as notas e os que ainda não a lançaram, conforme mostrado na figura seguinte, na tela inicial do módulo de Avaliações, dentro do diário da disciplina correspondente.

No exemplo da figura acima, a relação dos nomes dos demais professores em vermelho ainda não haviam lançado as suas notas relacionados ao mesmo curso que o docente logado ministra.

Após todos os professores lançarem suas notas, o Web Diário disponibilizará a opção de cadastro de uma nova avaliação que será unicamente do tipo IFA para os cursos superiores e de Reavaliação para os cursos técnicos.

Após cadastrado essa nova avaliação e realizado o seu lançamento, o Web Diário disponibilizará novamente o botão para o lançamento dessas notas ao Roda.

Para maiores detalhes sobre o envio de Notas e Faltas ao Roda Web, consulte o item Fechamento de notas por modalidade deste tutorial.


Página Inicial do Manual
Página Inicial do Manual Perfil Professor
Tópico Anterior
Próximo Tópico